O slip-box não é uma coleção de notas. Trabalhar com ele é menos sobre recuperar notas específicas e mais sobre ser apontado para fatos relevantes e gerar insight ao permitir que as ideias se misturem
Material necessário:
Fichas (cerca de metade de uma folha tamanho carta)Caneta
Caixas para os 3 tipos de fichas:
- Assunto (notas diversas)
- Referência (referências bibliográficas)
- Índice (palavras chave das fichas de Assunto)
Processamento:
1. Anotações passageiras: sempre tenha papel e caneta a mão para capturar cada ideia que surge em sua mente. Se rascunho, guarde em uma caixa de entrada (inbox) para ser processada mais tarde, se definitiva, guarde em sua slip-box.Notas passageiras estão lá para capturar idéias rapidamente enquanto você está ocupado fazendo outra coisa. Quando você está em uma conversa, listando uma palestra, ouve algo digno de nota ou uma ideia surge em sua mente enquanto você está fazendo recados, uma nota rápida é o melhor que você pode fazer sem interromper o que você está fazendo. Isso pode até se aplicar à leitura, se você quiser se concentrar em um texto sem interromper seu fluxo de leitura.
Notas passageiras são úteis somente se você as revisar dentro de um dia ou mais e transformá-las em notas apropriadas que você poderá usar posteriormente.
Esses tipos de notas são apenas lembretes de um pensamento sobre o qual você ainda não teve tempo de elaborar. As notas permanentes, por outro lado, são escritas de uma maneira que ainda pode ser entendida mesmo quando você se esquece do contexto de onde elas são tiradas.
2. Anotações bibliográficas: Anote os dados bibliográficos do material lido (livro, jornal, etc), acrescente um breve resumo de seu conteúdo e guarde em seu sistema de referência.
3. Anotações permanentes: Revise, diariamente, as anotações da primeira e segunda etapa. Qual a sua relevância e como se relacionam em sua pesquisa, pensamentos e interesses?
5. Adicione as anotações permanentes no slip-box:
a. Numere a ficha consecutivamente (à esquerda da primeira linha)
b. Adicione uma nota ao slip-box atrás da nota à qual você se refere diretamente ou, se você não estiver acompanhando uma nota específica, logo atrás da última nota na caixa. Você sempre pode adicionar notas "atrás" de outras notas a qualquer momento depois. Cada nota pode seguir várias outras notas e, portanto, fazer parte de diferentes sequências de notas.
c. Adicione links para outras notas ou links em outras notas para sua nova nota
d. Certifique-se de que ela possa ser encontrado no índice; adicione uma entrada no índice, se necessário, ou consulte-a a partir de uma nota que esteja conectada ao índice.
Numerando as fichas e criando as ligações:
Pode haver vários lugares de conexão em uma ficha. Não precisamos adicionar notas no final, mas podemos conectá-las em qualquer lugar - até mesmo a uma palavra específica no meio de um texto contínuo:57/12 pode ser continuado por 57/13, 57/14, etc
57/12a ou 57/12b pode ser o complemento para uma palavra, frase, etc.
Vantagens de números fixos, abstraídos de qualquer ordem baseada em conteúdo:
- Possibilidade de ramificações internas arbitrárias;
- Possibilidade de ligação: como todos os documentos têm números fixos, você pode adicionar quantas referências quiser.
Fontes: AHRENS, Sönke. How to Take Smart Notes: One Simple Technique to Boost Writing, Learning and Thinking – for Students, Academics and Nonfiction Book Writers.
Nenhum comentário:
Postar um comentário